quinta-feira, 13 de junho de 2013

CONGRESSOS MISSIONÁRIOS

 
 
CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO
Quito - Equador (2008)
A missionária Nelma de Assis, da Comunidade Missionária SCJ, de Tabaporã MT, participou do COMLA / CAM - Congresso Missionário Americano, que aconteceu de 12 a 17 de agosto de 2008, em Quito - Equador, e escreveu sobre o encontro.
No mês de outubro, a Igreja nos convida a refletir sobre a Missão. Todo batizado é Discípulo Missionário de Jesus Cristo, porém muitos preferem omitir-se. Somos discípulos missionários chamados a escutar a Palavra, a aprender do Mestre e anunciar para que todo ser humano tenha um encontro com Cristo Ressuscitado.
O 3° Congresso Missionário Americano e 8° COMLA (Quito –Equador) que teve o tema: “ La Iglesia en discipulado misionero” e o lema: “América con Cristo: escucha, aprende y anuncia”, nos fez refletir as seguintes temáticas:
 

Recordo minha participação no congresso missionário no Equador. Destaco alguns pontos:
 
1. DISCIPULADO:  Comunidade discípula de Jesus.
O Cardeal Oscar Rodríguez (Honduras), nos alertou que no mundo de hoje estamos acostumados a buscar soluções fáceis, como eutanásia, divórcio, aborto, matrimônio gay, etc. Estas soluções não nos satisfazem, mas as aumentam cada vez mais nossa insatisfação. Por isso a conversão é tão difícil no mundo de hoje. Não estamos aqui para este mundo, mas para a eternidade.
2. PENTECOSTES: Comunidade levada pelo Espírito.
D. Luis Augusto (Colômbia), nos fez refletir que o ESPÍRITO SANTO companheiro inseparável de Cristo é também nosso companheiro inseparável que nos empurra, que nos defende, que nos dá vida.
3. EVANGELIZAÇÃO: Comunidade missionária para a humanidade.
D. Erwin ( Xingu - Brasil) nos alertou que não podemos mais aceitar a falsa ideologia divulgada como eticamente correta: "custo X benefício", que leva o ser humano a acumular capital e aumentar a exclusão social. D. Erwin nos fez refletir também que depois da Conferência em  Aparecida, a Igreja convoca os batizados para que assumam o discipulado em caráter de urgência. A Igreja nasce da missão. O presépio e o sepulcro estão vazios, a porta do Cenáculo está aberta. A Igreja missionária, fundada em Pentecostes é peregrina, não tem mais pátria e nem cultura, é de toda a humanidade. Jesus não foi pedreiro e não construiu muros. Ele foi carpinteiro, construiu portas e janelas.
Na missa de encerramento no estádio da Liga, tivemos o grande momento do Congresso que foi o envio para a  MISSÃO CONTINENTAL. Vamos perder o medo, a timidez e nos deixar levar pelo o vento do Espírito neste novo Pentecostes.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMETÁRIO SOBRE ESTA POSTAGEM